Projects

Nossos Projetos

A ABM tem como objetivo em seus projetos a Transparência e Materialidade na Apresentação de Dados e Informações. Para atingir esse objetivo, criamos um resumo das atividades executadas para cada projeto. Esses dados e informações são usados para avaliar o risco de cada etapa do projeto, permitindo que investidores tenham acesso às informações.


Além disso, a ABM está sempre em busca de inovações tecnológicas para aprimorar ainda mais a gestão dos projetos e a apresentação das informações aos seus clientes.

Algumas das principais vantagens de trabalhar com a ABM são:
Legenda:
Concluído
Em andamento
Concluído
Em andamento
ABM
Projeto

Calcário

Objetivo do projeto
O objetivo do nosso projeto de Calcário Dolomítico visa produzir mais de 240.000 toneladas/ano no prazo de 5 anos, com receita acima de R$ 180.000.000,00. Nesse primeiro estágio do empreendimento, os recursos investidos serão utilizados na conclusão da pesquisa mineral, na infraestrutura e compra de equipamentos.

Oportunidade
Além de ser um minério com potencial demanda no mercado brasileiro, nosso projeto de calcário apresenta uma previsão de fluxo de caixa atrativo. Assim, os recursos obtidos na fase da captação, podem contribuir para multiplicar o “valuation” do projeto.

Mercado do minério
O mercado do calcário ganha destaque no setor industrial devido sua gama de aplicabilidades. Neste sentido, faz-se indiscutível tratar-se de um bem mineral com elevada importância. Seu uso é aplicado na indústria do cimento, indústria da cal, produção de brita, indústria metalúrgica, indústria química, indústria de tintas, indústria agrícola e pecuária. Importa destacar como sendo em nosso país e considerada a segunda maior consumidora de calcário com destino, à produção de corretivos de acidez dos solos. Segundo o relatório de crescimento do mercado global de calcário o aumento é significativo, e teve um aumento de 20% nos últimos anos. E, Segundo a revista Brasil Mineral nº 417, o consumo esteve perto de 56,8 milhões de toneladas do insumo no ano de 2022. Em 2021, esse mesmo estudo apontou 54,5 milhões. O Governo federal sinaliza seu incentivo à correção da acidez do solo nos próximos anos. Consideramos tal medida como sendo importante, visto que o consumo deveria alcançar margem de produção na margem dos 80 milhões de toneladas anualmente. No que tange o volume consumido no país, 45% está concentrado nos estados do Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Porém, em sua maioria, as regiões do Brasil apresentam déficit na produtividade por área plantada.

Figura 1 – Consumo de Calcário Dolomítico por Estado Fonte: ABRACAL – RC, 06/04/2023.

Baseando-se nos dados do gráfico acima, foi possível gerar os valores de TAM, SAM e SOM. Os quais são:
TAM (Tamanho do mercado): 57 milhões de tonledas (Consumidas no Brasil todo)
SAM (Mercado que podemos alcançar): 14 milhões de toneladas (Consumidas no estado de BA, TO e GO)
SOM (Mercado que realisticamente podemos alcançar): 1 milhão de toneladas (Consumidas pelas fazendas próximas ao projeto).
Conforme demonstra a Figura 2, é significativa a quantidade de fazendas ao redor do Projeto, as quais, futuramente, podem vir a se tornar clientes em potencial. Destaque-se a marcação “X” na região no ponto central da figura como sendo o local do projeto, e os pontos vermelhos representando as fazendas na região.

Figura 2 – Distribuição de fazendas ao redor do Projeto Fonte: Autoria Agro Brasil Mineração

Problemática
Em virtude da acidez, característica identificada nos solos brasileiros, ocasionada por força da própria natureza, dos sistemas de irrigação ou pelo uso continuado, tem-se como sendo a forma mais usual para correção do pH ácido a utilização do Calcário. Segundo o relatório de mercado de calcário de 2021, a demanda por calcário tem aumentado devido aos benefícios na agricultura e na construção civil.

Beneficiamento da calagem
Calagem é a técnica utilizada para corrigir a acidez do solo tornando-se, assim, o meio pelo qual encontram-se importantes beneficiamentos como a melhoria nas propriedades físicas do solo, resultando maior aeração e circulação de água; e, auxilio no desenvolvimento das raízes e da planta frente à progressão do sistema radicular que aumenta a absorção de água e de nutrientes, permitindo à planta maior resistência quando da falta de água.

Projeto
O projeto, pertencente a Agro Brasil Mineração, e encontra-se localizado no município de Lavandeira-TO. À cerca de 500 quilômetros de sua capital Palmas, TO, e também faz divisa com os estados de Goiás e Bahia, conforme demonstra a Figura 1.

Figura 3 – Localização Fonte: Autoria Agro Brasil Mineração

Área de pesquisa
A área de pesquisa encontra-se inserida no Grupo Bambuí. Dentre os compostos geológicos, destacam-se, principalmente, calcários, dolomitos e argilitos, cujas espessuras podem ultrapassar 600 metros. As rochas dessa unidade são litoestratigráfica e foram depositadas em ambientes marinhos rasos, como recifes e plataformas carbonáticas existentes na região durante o Ediacarano (MANTOVANI et al., 2012).
As rochas do Grupo Bambuí possuem relevante importância devido sua formação de solos férteis utilizados na agricultura em diferentes regiões do país. Importa destacar que, para além desta utilidade, esses minerais tornaram-se imprescindível fonte de calcário para a indústria cimenteira.

Figura 4 – Unidades geológicas Fonte: Autoria Agro Brasil Mineração

Mineralização
O potencial do Calcário é medido de acordo com a porcentagem (%) da substância química de Carbonato de cálcio (CaCO3) e Óxido de magnésio (MgO) contido nas rochas. As análises geoquímicas da área apresentaram resultados de Óxido de magnésio acima de 13%, demonstrando, assim, grande potencial para Calcário Agrícola em mais de 10 milhões de toneladas do minério. Ao longo do ano de 2023, foram realizadas pesquisas de campo na área de estudo como mapeamentos geológicos, coleta de amostras, além de análises químicas laboratoriais.
TAM (Há):
100
Alvará ANM:
Mapas Base:
Mapeamento:
Geoquímica:
Geofísica:
Mineralogia:
QAQC:
Banco de dados:
Auditoria:
Potencial exploratório:
Superficiarios:
Ambiental:
Plano de pesquisa:
Sondagem:
Rota de processo:
Recursos e reserva:
Infraestrutura:
Logística: